Vivemos em mundo cheio de transformações, em meio à globalização, fusões e aquisições e dentro deste contexto, as empresas devem, cada vez mais, melhorar seus índices de competitividade. Para isso devem zelar pelo seu capital humano.
Contamos com ferramentas que podem ajudá-lo a gerenciar seus colaboradores, manter elevado o índice de satisfação dos mesmos, visando tornar seus profissionais agentes de mudanças, atuantes em iniciativas e ações que contribuam para a execução das estratégias de negócio da empresa.
A pesquisa de clima organizacional é uma importante ferramenta para a gestão de pessoas e planejamento estratégico de recursos humanos. Busca mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos aspectos do ambiente organizacional e a maneira como as pessoas interagem uma com as outras.
Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos, sistemas e a conseqüente reação a esta percepção. A Pesquisa de Clima é um instrumento voltado para análise do ambiente interno a partir do levantamento de suas necessidades. Objetiva mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos colaboradores da empresa, através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações. A pesquisa permite identificar e compreender os aspectos positivos e negativos que impactam no clima e orientar a definição de planos de ação para melhoria do clima organizacional e, conseqüentemente, da produtividade da empresa.
Implantar um processo contínuo de avaliar o clima na organização, eleva o índice de motivação, pois dentro desta ação está intrínseco a preocupação da empresa em escutar seus colaboradores e considerar suas percepções. Um processo bem implementado e gerenciado, eleva sensivelmente a crença dos profissionais na empresa.